segunda-feira, 23 de março de 2009


Olá pessoal,
Estava doida pra postar o que escrevi na semana passada mas, por estar em véspera de prova, simplismente Preciso estudar!!!!!
Só digo uma coisa...
"Só sei que nada sei"...
Porém, enquanto Sócrates usava seu método de ensino conhecido como Maiêutica baseado na Famosa Ironia Socrática....
Eu estou sendo apenas sincera...e espero conseguir adquirir consciência sobre minha própria ignorância. ..Assim como Sócrates esperava das pessoas que o seguia.

Mas enfim...enquanto isso fico eu quebrando a cabeça...

Ahh, E em homenagem a este momento de estudo eu encontei essas esculturas diferentes e interessates que são encontradas em Nova Iorque...Tem outras muito curiosas tbm. Mas, essas representam bem esse momento...Eu interpretei como sendo:
O homem quebrando a cabeça pra tentar segurar o mundo nas mãos...

Pena que no final vemos que não sabemos nada.E mesmo se soubessemos muito...Sempre poderiamso saber mais e mais.
Q Irônia não?!

Beijoss até a Próxima

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lembrei dos meus avós...

Na verdade, meus planos eram escrever outros pensamentos hoje. Mas, me peguei de surpresa agora quando li essa historinha. É bobinha mas sempre tiramos algo das coisas simples da vida!

Pra refletir...
Meus avós já estavam casados há mais de 50 anos e continuavam jogando um jogo que haviam iniciado quando começaram a namorar.

A regra do jogo era que um tinha que escrever a palavra “Neoqeav” num lugar inesperado para o outro encontrar e assim quem a encontrasse deveria escrevê-la em outro lugar e assim sucessivamente.

Eles se revezavam deixando “Neoqeav” escrita por toda a casa, e assim que um a encontrava era sua vez de escondê-la em outro local para o outro achar.

Eles escreviam “Neoqeav” com os dedos no açúcar dentro do açucareiro ou no pote de farinha para que o próximo que fosse cozinhar a achasse. Não havia limites para onde “Neoqeav” pudesse surgir. Pedacinhos de papel com “Neoqeav” rabiscado apareciam grudados no volante do carro que eles dividiam. Os bilhetes eram enfiados dentro dos sapatos e deixados debaixo dos travesseiros.

Levou tempo para eu passar a entender e gostar completamente deste jogo. Meu ceticismo nunca me deixou acreditar em um único e verdadeiro amor, que pudesse ser realmente puro e duradouro.

Mas o relacionamento deles era baseado em devoção e afeição apaixonada,que nem todos tem a sorte de experimentar. Eles ficavam de mãos dadas sempre que podiam, roubavam beijos um do outro e conseguiam terminar a frase incompleta do outro.

Mas uma nuvem escura surgiu na vida de meus avós: minha avó tinha câncer de mama. Como sempre, vovô estava com ela a cada momento.

Então, o que todos nós temíamos aconteceu. Vovó partiu. “Neoqeav” foi gravada nas fitas cor-de-rosa dos buquês de flores do funeral da vovó. Vovô ficou bem junto do caixão da vovó e, num suspiro bem profundo, começou a cantar para ela. Através de suas lágrimas e pesar, a música surgiu como uma canção de ninar que vinha bem de dentro de seu ser. Eu sabia que mesmo sem ainda poder entender completamente a profundeza daquele amor, eu tinha tido o privilégio de testemunhar a beleza sem igual que aquilo representava.

Nunca Esqueça o Quanto Eu Amo Você = “NEOQEAV”

terça-feira, 17 de março de 2009

Os mestres que escolhemos


Na Índia, muitas meditações possuem cânticos específicos para cada momento do dia. Pra parte da manhã, tarde e noite mas também para cada tipo de pessoa seja ela tranquila ou agitada.
Esses cânticos são entoados em Sânscrito e geralmente são cantados em uma espécie de templo chamado Asham.
O que me faz pensar hoje sobre esse assunto é que na Cultura Indiana fala-se muito em Meditação e atrás dela vem os conceitos como a necessidade de se ter um Guru o qual irá guiar você e seu pensamento para que a meditação tenha efeito benéfico. Além disso é preciso estar com a mente vazia, libertar sua cabeça de qualquer pensamento e se concentrar no mantra e na sua respiração.
Logo, Penso eu... Como hoje no Brasil, na situação que nos encontramos cheia de atribulações, conseguiremos tal façanha? Deixar a mente sem pensamentos é como pedir para sermos acima de nós mesmos, como se desse o doce mais gostoso a uma criança e ela não pudesse pega-lo. Se pelo menos estivesse alguém falando conosco ,interagindo?Mas não é isso que acontece. Como conseguir cantar hinos de 182 versos durante horas e horas sem poder pensar em nada?Ou pelo menos dar uam cochiladinha devido a mais um dia cansativo e cheio de trabalho?
Só na Índia mesm! Mas convenhamos lá tem o Thumbs-Up, um refrigerante Indiano parecido com Coca-Cola mas, tem pelo menos 10x a quantidade de xarope de milho e o triplo de cafeína além de muitos acharem que ele contém metanfetaminas...Mas, quem sabe talvez esqueceríamos do cansaço fisico e emocional de um dia de trabalho...
Passando pela Tradição Budista me prendo em uma citação de Buda pra tentar entender meus próprios pensamentos...Disse ele: " A maior parte da humanidade tem os olhos tão fechados pela poeira da ilusão que jamais verá a verdade, por mais que se tente ajuda-la.Alguns outros tem os olhos já tão naturalmente claros e são tão tranquilos que não precisam de nenhum tipo de instrução ou ajuda.Mas existem também aqueles cujos olhos estão só ligeiramente fechados pela poeira que, com a ajuda do mestre certo, puderam aprender um dia a ver com mais clareza."
Buda decidiu ensinar a essa minoria " os com pouca poeira"...
Metaforicamente falando como Buda, todos nós precisamos de um "mestre" ou pelo menos exemplos de "mestres". Sejam eles abstratos ou concretos. Todos no mundo buscam uma experiência direta e transcedental de Deus ou qualquer outra denominação cujo objetivo seja a busca interna por um ser acima , um "mestre".Porém, quando descrevem suas experiencias caem em pontos em comum. O Estado de Meditação é possibilitado graças a uma fonte energética que inunda o corpo inteiro levando-o a pulsar e emanar energias.
Os Japoneses chamam de ki ,os budistas chineses chamam de Chi,
balineses chamam deTaksu, cristãos chamam de Espírito Santo, os aborígenas da Austrália descrevem como sendo uma Serpente no céu que desce e toma conta do Xamã atribuíndo-lhes poderes de outro mundo.
Enfim não importa em que lugar do mundo ou o nome que dão a essa sensação...
O meu pensamento hoje é... Será que uma meditação sobre a vida, o dia, os atos também não pode ser considerada meditação construtiva para o ser humano já que neste momento ele avalia seu comportamento?!...
Porém, quando penso nessa hipótese logo vem a minha mente sobre o "mestre", aquele que cada um encontra de diversar formas. Neste caso, o mestre é essencial para que a sua meditação torne-se verdadeira.
Eu diria que... O problema não está na forma de meditação mas, nos "mestres" que escolhemos ou aceitamos para nós.



Pensei sober isso hoje...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Por quê??


Bom, o primeiro post desse Blog precisa explicar o porquê dele existir... e pra isso coloco uma música para que a explicação possa se tornar mais dinâmica e um pouco metafórica também.

"Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Pensamento é um momento
Que nos leva a emoção
Pensamento positivo
Que faz bem ao coração
O mal não
O mal não
O mal não

Sendo que para você chegar
Terá que atravessar
A fronteira do pensar
A fronteira do pensar

E o pensamento é o fundamento
Eu ganho o mundo sem sair do lugar
Eu fui para o Japão
Com a força do pensar
Passei pelas ruínas
E parei no Canadá
Subi o Himalaia
Pra no alto cantar
Com a imaginação que faz
Você viajar, todo mundo
Estou sem lenço e o documento
Meu passaporte é visto em
todo lugar

Acorda meu Brasil com o lado bom de pensar
Detone o pesadelo pois o bom
Ainda virá
Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Custe o tempo que custar
Que esse dia virá
Nunca pense em desistir, não
Te aconselho a prosseguir
O tempo voa rapaz.
Pegue seu sonho rapaz
A melhor hora e o momento
É você quem faz

Recitem
Poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei"


Parece auto explicativo mas, o Objetivo desse Blog é tentar
ultrapassar a barreira do pensar e poder materializar um
pouco do que passa aqui dentro!

Sejam Bem vindos!

"O pensamento é um Fundamento"